Escolher a ave certa

Ir em baixo

Escolher a ave certa

Mensagem  Admin em Seg Dez 24, 2012 1:04 am

Se estiver a pensar comprar um pássaro, deverá em primeiro lugar pensar no seu estilo de vida, nomeadamente o tipo de habitação, nível de barulho, temperamento, tempo que poderá dedicar ao animal e dinheiro que está disposto a despender. Tenha também presente que uma ave é uma grande responsabilidade, e que muitas acabam por ser dadas porque os donos não pensaram bem na responsabilidade que iam assumir quando as compraram.

Escolha a sua ave atraves das seguintes condições:

Acomodação
Primeiro pense onde a vai alojar. Dê-lhe a gaiola maior que puder. Se vive num apartamento, pense num pássaro mais pequeno, como um agapornis, um periquito, ou outro do género, porque são pássaros que não necessitam de grandes gaiolas. Um casal de caturras é uma outra boa escolha. Mas se tiver algum conforto, espaço e condições necessárias pode sempre optar por ter uma ave maior.
Se tiver uma casa e puder construir um aviário, pode pensar em aves maiores como a Arara ou uma Catatua. Pode ter os pássaros que quiser e alojá-los em grande estilo. Mas nunca tenha o aviário superpovoado. As aves precisam de espaço para voarem e se exercitarem.

Nível de barulho
Os bons vizinhos são difíceis de encontrar e ainda mais difíceis de conservar se tiver um pássaro a fazer barulho todo o santo dia. Os pássaros mais pequenos são os que fazem menos barulho e provocam menos queixas dos vizinhos.
De contrário pode ver-se a braços com um abaixo-assinado dos seus vizinhos para que mude de casa. Se vive numa casa grande e não corre o risco de incomodar os vizinhos, então pense numa Catatua, numa Arara ou num Papagaio.

Temperamento
Quer um pássaro meiguinho? Então pense numa Catatua. As Catatuas portam-se literalmente como se quisessem que os unissem cirurgicamente a si. As Araras também se afeiçoam ao dono, bem como Papagaios, os Conures e algumas Caturras. Os Periquitos são medianamente afeiçoados. Os Canários preferem que nunca se lhes toque.
Pense que, tal como acontece com as pessoas, o temperamento dos pássaros varia. É por isso difícil generalizar, porque cada pássaro é um indivíduo. Não pode dizer que vai comprar um determinado pássaro porque ouviu dizer que essa espécie é muito meiga. Tem de haver uma relação entre si e o pássaro. O pássaro tem de o escolher a si.

Tempo
Cuidar de um pássaro requer tempo: limpar a gaiola, brincar com ele, alimentá-lo, dar-lhe água, comprar o que ele precisa e voltar a limpar a gaiola. É isto que o espera.
Quanto mais pequeno for o pássaro menos terá que limpar. Os canários e os tentilhões ficam muito contentes de passarem todo o tempo nas suas gaiolas, mas os papagaios necessitam de espaço e tempo para brincadeiras. Um casal de aves necessita de menos atenção do que só um.

Preço
Não pense no preço quando for comprar um pássaro. Primeiro tenha em conta a espécie que gostaria de ter. A ave pode ter o preço certo, mas não significa que essa ave seja a ave certa para o seu estilo de vida. Os animais maiores e mais raros normalmente são caros.
Um dos pássaros que é dado com mais frequência é a Catatua. É um pássaro tão encantador que as pessoas perdem a cabeça e compram-no, mas depois verificam que necessita de tanta atenção é tão barulhento e destruidor, que os donos acabam por se cansar e desistem de o ter.
Uma ave (ou qualquer animal) não é um brinquedo para se usar e deitar fora. Ter um pássaro destes é um compromisso para a vida. Por isso, não compre um num impulso sem primeiro ter feito as pesquisas necessárias. Pondere bem a sua escolha, pois de certeza que o seu novo amigo com penas lhe trará muitas horas (anos) de alegria.

Texto retirado do site http://www.naturezactiva.com/aves.php?page=escolher.
Deixem mais informações a seguir a este topico.

Admin
Admin

Mensagens : 11
Data de inscrição : 23/12/2012

Ver perfil do usuário http://mundodasaves.forumotion.com.pt

Voltar ao Topo Ir em baixo

Voltar ao Topo


 
Permissão deste fórum:
Você não pode responder aos tópicos neste fórum