As primeiras semanas de vida

Ir em baixo

As primeiras semanas de vida

Mensagem  Admin em Dom Dez 23, 2012 11:09 pm

Criar uma ave á mão é um processo muito complicado. Para quem se inicia agora no mundo dos psitacídeos aconselho a nao criarem crias á mão, porque correm o risco de matar as aves. Para terem noção de como elas são frageis basta porem no youtube "crias de agaponis", ou de outra ave. Eu pessoalmente tenho um agaponis e quero muito arranjar-lhe uma companheira, mas estou a adiar essa companhia porque sei que isso probabelmente vai dar-me uma dor de "cabeça" (crias). Para quem quer dicas de como criar uma cria á mão, aqui vão elas:

Método de Alimentação

Primeiro vamos precisar de uma papa com fórmula de boa qualidade e que contenha ingredientes importantes. Uma dica importante é manter sempre a mesma marca de papa do princípio ao fim da alimentação, uma das melhores marcas para psitacídeos é a papa Nutribird, para pequenas aves Nutribird A19 e para as aves de maior porte Nutribird A21 da versele-laga, sendo esta papa fácil de encontrar em lojas de animais. As papas distinguem-se umas das outras pela sua composição, e podemos colocar a ave em risco de um momento para o outro, se passarmos a servir uma papa de baixa qualidade. Isso poderá causar à ave anemia, que por conseguinte a queda de resistência. Sirva sempre a papa numa temperatura aproximadamente 38º C, e prepare somente o que for utilizar, não aproveite as sobras. A quantidade e a consistência da papa varia com a idade e o desenvolvimento da ave, quanto mais nova seja a ave em numero de dias menos consistente terá que ser a papa (mais liquida).

Material necessário
O material necessário para a alimentação da ave, pode ser uma colher, uma seringa ou Sonda no Papo (seringa com tubo de plástico).Materiais Necessários
1. Colher - Tem que imitar mais ou menos o bico inferior dos pais, no sentido de ter as bordas laterais dobradas.
2. Seringa – Existem vários tamanhos de seringas dependendo do tamanho da ave em causa, terá que ser descartáveis e sem agulha. Administração da papa tem que ser feita a uma velocidade que permite que o pássaro tenha um reflexo normal para engolir. Para obter uma forma eficaz de administração, a seringa deve ser introduzida no lado direito do bico, e esvaziando-a em direcção ao lado esquerdo da garganta
3. Sonda no Papo (seringa com tubo de plástico) – Neste caso o alimento é levado directamente para o papo através da sonda. Para isto é necessário introduzir a sonda no lado direito do bico, esvaziando-a em direcção ao lado esquerdo da garganta, procurando o início do esófago. Este método tem desvantagens, porque chegando à idade do desmame, as aves terão mais dificuldades em comer sozinhas por não saber o sabor da papa; sendo este também um método de alimentação muito forçada, que facilmente provoca feridas no papo e problemas de digestão

Higiene e Saúde
Lave sempre as mãos antes de entrar em contacto com a ave e evite o contacto muito próximo à boca, principalmente se estiver com gripe ou tosse.
Mantenha as seringas sempre limpas. A higiene após cada refeição também é importante. Não se deve deixar o acumulo e resíduos de comida sobre o bico ou corpo da ave, isso evita a formação e o ataque de fungos e bactérias prejudiciais à saúde da ave.
Forre o fundo com uma camada de serragem de madeira, isto vai ajudar distribuir o calor e absorver a humidade causada pelas fezes.

Desmame
Aos 45 dias de vida aproximadamente, o filhote já começa a diminuir o interesse pela papa. Vai perceber duas coisas importantes com o passar do tempo. Primeiro: Chega o momento em que a ave vai estar mais interessada em praticar o voo do que propriamente se alimentar. Previna-se e procure alimentar o filhote sempre segurando numa das mãos.

Atenção estas informações foram retiradas do site postado abaixo, como já disse nunca criei uma ave á mão.

http://www.naturezactiva.com/aves.php?page=criaramao

Se quiserem escrever mais informaçoes e fazerem perguntas, postem a seguir a este topico.

Admin
Admin

Ver perfil do usuário http://mundodasaves.forumotion.com.pt

Permissão deste fórum: