Mundo das Aves
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Cuidados Gerais

Ir para baixo

Cuidados Gerais Empty Cuidados Gerais

Mensagem  Admin Seg Dez 24, 2012 12:11 am

Veterinário
Após adquirir uma ave, consulte um veterinário para fazer um check-up na ave e fazer uma consulta de orientação. Nunca automedique a sua ave! Elas são sensíveis e podemos perde-las.
Sempre observe se a ave está sem apetite, com muita sonolência, não está cantando (ou gritando), espirros excessivos, coriza ou penas sujas, sua ave pode estar doente! E pode estar relacionada com a higiene.

Limpeza e Higiene
O papel da gaiola não deve estar ao alcance da ave, assim eles não conseguem picar o papel sujo.
Esse papel deve ser trocado todos os dias para evitar doenças. Os puleiros e brinquedos devem ser lavados com água e sabão neutro toda a semana! Crie uma rotina, eu por exemplo limpo a gaiola de 2 em 2 dias (ou de 3 em 3 dias) vale a pena se for pela saúde do seu bichinho!

Banho
Somente ÁGUA! Nada de sabão, shampoos, perfumes, nada! A ave produz um pó para as penas que impermeabiliza a pena, evitando que contraiam doenças e deixa as penas sedosas e macias. O uso de qualquer produto químico pode acabar com esse pó.
A única coisa que podemos colocar na água para a ave se banhar é vinagre de maçã. Uma colher de sopa para um litro de água. Isso serve para evitar piolhos e deixa a pena mais macia!
Tome cuidado com os banhos excessivos, principalmente no verão. O indicado é que eles tomem banho até 3 vezes por semana e sempre no período da manhã.
Só seque sua ave se estiver frio, utilize o secador de cabelo na velocidade e temperatura mínima, para não assustar ou queimar sua ave.

Unhas, Penas e Bico
Não há necessidade de comprar puleiros com lixas ou muito ásperos por causa das unhas deles. Se sentir que a unha está muito grande, leve ao veterinário, ele pode dar uma leve lixada. Se tentar cortar sozinho, tome muito cuidado, se cortar demais, pode romper o vaso sanguíneo.
As penas primárias das asas podem ser cortadas para evitar que sua ave saia a voar por ai, mas se for uma pessoa cuidadosa, mantiver as janelas sempre fechadas antes de brincar com a sua ave, deixe as penas sem corte. Isso evita que a ave tente voar e acabe se machucando. Caso opte por cortar, leve ao veterinário! Ele sabe a melhor forma de cortar para deixar sua ave com equilíbrio. Desse jeito, evitamos acidentes.
Existe à venda pedras para a ave bicar, dizem que evita o crescimento do bico. Mentira! Não há necessidade alguma disso tudo. Se observar que o bico da sua ave está crescendo, isso é sinal de doença. Consulte um veterinário. A unica utilização dessas predas é apenas para a ave manter o seu bico afiado e para se divertirem.

Estas informações foram retiradas do site http://passarodoamor.wordpress.com/cuidados-basicos/ . Se quiserem acrecentar algo ou fazer perguntas escrevam abaixo deste topico.

Admin
Admin

Mensagens : 11
Data de inscrição : 23/12/2012

http://mundodasaves.forumportugues.com.pt

Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo


 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos