Mundo das Aves
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Formas de comunicação da maioria das aves

Ir para baixo

Formas de comunicação da maioria das aves Empty Formas de comunicação da maioria das aves

Mensagem  Admin Dom Dez 23, 2012 10:09 pm

O pássaro regurgita, agita a cabeça e move os músculos do pescoço: A ave está a dizer "quero alimentar-te". Isso significa que você é uma pessoa muito querida e ele quer lhe dar algo especial. As aves costumam regurgitar para os filhotes e o companheiro, e esse é um sinal muito revelador.

O pássaro esfrega o bico no poleiro: Nada especial; indica apenas que o bico está sujo.

O pássaro ajeita as penas: Esta a cuidar da "higiene pessoal", mas apenas faz isso quando se sente seguro e confortável. Se a ave se esfrega em nós, isso quer dizer que ela se sente segura e confortável á nossa beira.

O pássaro agita as penas: Trata-se de um cuidado para ajeitar as penas. Pode ser que ele se sinta "desarrumado" depois de brincar com o dono ou acordou e está se preparando para o dia.

O pássaro esfrega as duas asas contra as costas: Este não é o melhor momento para aparar as garras ou o bico, pois a ave está a pedir "um pouco de tempo".

O pássaro exibe as asas da cauda bem abertas: É sinal de emoções intensas; ele pode estar feliz ou mesmo bravo. Se pássaro move a cauda lateralmente significa que está feliz!

O pássaro baixa a cabeça e curva-se, exibindo as plumas do pescoço: Quando estão na gaiola as aves costumam fazer isso para chamar atenção. Já no colo dos donos trata-se de um pedido - "por favor, faz-me cociguinhas".

O pássaro arranca as penas: Sinal de alerta - Está stressado, precisa de cuidados. Algumas aves chegam a depenar-se totalmente, precisam de muita atenção para voltar ao seu estado normal!

Pedir comida: Se o psitacídeo baixa o corpo para a posição horizontal, deixa as asas levemente afastadas do corpo e agita-se diante de si enquanto você come algo.
Retrair e dilatar as pupilas - Podem ser um sinal de agressão, excitação, nervosismo, ou grande alegria. Preste bastante atenção aos outros gestos que acompanham a oscilação das pupilas. Se o pássaro exibe o rabo aberto juntamente com as pupilas dilatadas, ele está a dizer: “Afasta-te! Vais levar uma bicada!” Se ele estiver a comer e ficar com as pupilas oscilando, ele está a dizer: “Que delícia de comida!”. Se uma pessoa chegou no ambiente e as pupilas estão dilatadas e as asas abertas ele está a dizer: “Que bom que chegas-te!”.

Latir - Mesmo numa casa sem cães, alguns papagaios latem, fazem isso porque ouvem cães a latir noutras casas.

Rosnar - Um indicador de agressão, este comportamento às vezes é acompanhado por pupilas dilatadas penas das costas e do pescoço eriçadas. Isto geralmente significa que o pássaro não quer a aproximação. Nestes casos, o melhor a fazer é esperar o pássaro acalmar antes de tentar um novo contacto.
Ronronar - Muito similar ao som de rosnar , mas geralmente não acompanhado das pupilas dilatadas. O corpo do pássaro está geralmente relaxado e as penas arrepiadas. Este comportamento indica alegria.

Clicar com a língua - Cliques rápidos com a língua contra o bico, geralmente significa “Eu quero ser amigo, eu não te vou magoar”. Este comportamento de convite é mais comum em calopsitas e cacatuas.

Clicar com o bico - É uma atitude dura, um som consistente e forte, é utilizado quando um pássaro se sente ameaçado ou está a proteger um objecto específico ou o seu território. Frequentemente é acompanhado por um "esticamento" de pescoço (para parecer maior), e às vezes, eles erguem os pés em sinal de defesa. Se você tentar a aproximação nesta hora, vai certamente resultar numa forte bicada.

Ranger o bico - É similar ao som de uma criança rangendo os dentes à noite, o pássaro raspa a mandíbula inferior na superior. É geralmente um sinal de que o seu pássaro está a sentir-se seguro e calmo. É ouvido com mais frequência quando eles estão a preparar-se para dormir à noite, um pouco antes de dormir e algumas vezes durante o sono.

Limpar o bico – Se estiver outro pássaro por perto, é uma tentativa de dizer ao outro que ele está a invadir o seu território. Quando feito com o pássaro sozinho, indica duas possibilidades: Uma delas é que ele está a tentar limpar o bico, ou é um sinal de agressão.

Bicar - Ente pássaros jovens há sempre a “etapa das bicadas” onde pássaros jovens vão bicar quase tudo que encontrarem pela frente. O bico de um pássaro contém terminações nervosas e é utilizado para experimentar sensações de textura, gosto, resistência dos objetos, etc. Alguns pássaros bicam tudo, até mesmo seus próprios poleiros, outros param assim que se tornam maduros. Bicar dedos humanos pode ser agradável para eles, e se não for corrigido em tempo, talvez ele nunca pare. Para desencorajá-lo você deve dar brinquedos apropriados e não tóxicos.
Em pássaros mais velhos a bicada significa que ele está insatisfeito. Ele pode estar se sentindo ameaçado, assustado, ou entediado.
Pássaros bicam durante o acasalamento para proteger seus ninhos ou quando seu dono faz algo que ele não gosta. Eles ainda podem bicar seus parceiros ou seu dono querido na tentativa de protege-lo. O instinto de um pássaro é escapar quando há algum problema, e na tentativa de encorajar seu parceiro (você), ele pode bicar para encorajar a fuga do perigo.
Bicar também pode ser causada para agredir, quando ele quer algo que não pode alcançar ele pode lhe bicar o que estiver mais próximo, ou seja, sua mão.
Quando você der o dedo para que ele suba, ele, por instinto, vai testar o novo poleiro, e sua maneira de testar é bicando, pois na natureza ele vai testar o galho antes de subir!

Assoviar, Cantar e Falar - Estas actividades são geralmente vistas quando o pássaro está se sentindo especialmente feliz, seguro ou tranquilo em seu ambiente. Existem horas específicas para que isso aconteça, geralmente, nas primeiras horas da manhã e no final da tarde.

Espirrar - Pássaros espirram pelas mesmas razões que nós. Poeira, fumaça, irritação nasal, pequenos mosquitinhos, ou até mesmo partículas de penas na cavidade nasal. Espirrar eventualmente é normal, mas, com frequência, pode indicar algum problema, então corra a um veterinário, especialmente se houver secreção nasal.

Regurgitar - Quando ele faz isso próximo a um ser humano significa que ele o escolheu como seu parceiro, ele quer alimentá-lo! Esta acção pode também ser praticada com seu brinquedo favorito ou algum objecto. Casais mostram seu afecto um ao outro pelo ato de se alimentarem mutuamente, é um ato de cumplicidade regurgitarem um para o outro, e já um treinamento para alimentar os futuros filhotes. O comportamento consiste em chacoalhar vigorosamente a cabeça.

Girar o pescoço - Ele pode simplesmente estar tentando ver o que está acontecendo ao seu redor, como também pode estar impaciente e aborrecido, depende dos outros sinais, se estiver subindo e descendo os poleiros, virando de um lado para o outro, ele está impaciente, mas se estiver apenas virando o pescoço sem sinais de ansiedade, ele está apenas curioso ou algum insecto passou a voar por ele e o deixou curioso.

"Cabeça de cobra" - Significa excitação ou um pedido de atenção. Eles farão a “cabeça de cobra” até chama sua atenção.

"Guerra de bicos" - Feito geralmente em casais parece uma briga, mas não é, é apenas uma brincadeira, e nunca acaba em problema ou ferimento, geralmente acaba em carinho no pescoço.

Abaixar a cabeça - Um pássaro que abaixa sua cabeça abaixo do poleiro, postura esticada, penas ligeiramente eriçadas nas costas, fechando suas asas bem junto ao corpo, abrindo e fechando as asas repentinamente fazendo um barulho, é típico de um pássaro que quer atenção. Se ele estiver solto e não tiver a atenção que ele quer, ele irá voar para mostrar que ele está chateado.

Ficar de bico aberto - Significa que ele está com muito calor e com sede. Desconfortável ou exausto.

"Tratamento de beleza" - Limpar as penas é uma actividade de um pássaro saudável. Para que suas penas tenham uma condição saudável e bonita. Alguns pássaros têm glândulas de óleo na base do seu rabo e utilizarão este óleo para tratar das penas. Este óleo protege as penas e evita que fiquem encharcadas. Limpar as penas também é um ato social. Um pássaro trata as penas do outro com forma de carinho e para remover penas que eles próprios não conseguem remover. Alguns pássaros tentam “tratar” os cabelos de seus donos.

Asas pendentes - É um comportamento normal em filhotes que ainda não aprenderam a recolher as asas, ou após o banho.

Bater as asas fechadas- Se forem batidas duras, ele provavelmente está bravo ou perturbado com alguma coisa. Outra causa da batida vigorosa de asas é para alinhar as penas.

Corpo e asas tremendo - Normalmente significa medo, nervosismo ou desconfiança. Pássaros assim devem ser tratados com carinho, uma voz bem suave para que se acalme. Se ele tremer o corpo todo é sinal de frio, seu corpo está tentando ajustar a temperatura do ambiente.

Bater as asas abertas - É um óptimo exercício. É observada em pássaros que passam muito tempo na gaiola ou de manhã logo que acordam. Em algumas espécies bater asas assim significa posição de ataque.

Comportamento de exibição - Este comportamento é fácil de identificar, eles arrepiam as penas, abrem as asas, chacoalham a cabeça e sua pupila se dilata. Em cacatuas elas eriçam a crista. Este comportamento é em geral para atrair o parceiro ou mostrar territorialidade.

Marchar de cabeça baixa - Em direcção a uma pessoa ou outro pássaro significa que ele está demonstrando um comportamento agressivo para assustar o intruso.

Marchar de cabeça em pé - Em direcção de uma pessoa ou outro pássaro demonstra prazer ao ser humano ou ao outro pássaro, significa um convite para brincar e receber carinho.

Repousar em um só pé - Significa que o pássaro está confortável e seguro em seu ambiente. Um pássaro seguro dormirá em um pé só, o pé recolhido ficará junto ao seu abdómen e entre as penas.

Posição de ataque - O pássaro que se sente extremamente ameaçado, mas não pode voar ou escapar de alguma maneira vai ficar girando com garras abertas e bico aberto, pronto para bicar quem se aproximar.

Rabo que acompanha a respiração - Geralmente significa um problema de saúde se ele balançar conforme ele respira, mas, pode ser também um acompanhamento quando ele canta, ou fala.

Abrir e fechar o rabo - Este comportamento caracteriza agressividade. e denota grande desprazer, ele está bravo ou triste. É um comportamento que indica que uma bicada está próxima.

Abanar o rabo - É um sinal de alegria e satisfação e é expresso quando ele vê seu humano favorito ou durante sua actividade favorita.

Espreguiçar - Como os humanos, espreguiçar alivia a tensão, melhora a circulação e exercita a musculatura. É fundamental para pássaros que ficam longos períodos na gaiola. Eles precisam esticar as asas e aliviar os pés. Nunca interrompa esta actividade.

A maior parte desta informação foi retirada da internet, esta informação aplica-se à maior parte das aves.
Se souberem de mais alguns movimentos que as aves executam, criem varios topicos a seguir a este.

Admin
Admin

Mensagens : 11
Data de inscrição : 23/12/2012

http://mundodasaves.forumportugues.com.pt

Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos